Leia o texto "A Internet e a língua portuguesa: mudanças à vista?": http://www.cibersociedad.net/congres2006/gts/comunicacio.php?id=96&llengua=po
1. Agora faça um resumo dos aspectos mais importantes do texto;
2. Responda: qual é a influência da internet no seu modo de escrever e ler um texto em língua portuguesa?
TEMPO CONCEDIDO: 2 horas
1) O texto fala da linguagem usada pelas pessoas na internet, o quanto ela se difere da língua padrão que estamos acostumados a aprender na escola. Para escrever na internet é necessário que as pessoas saibam as normas da língua para que possam entender o que estão lendo. Na internet quase não existe pontuação, as palavras são abreviadas, há o uso de símbolos ao invés de palavras,tudo isso para que haja a interação mais rápida entre as pessoas para que não fique desgastante e lenta a conversa entre as pessoas que estão no computador. Nos telefones celulares também há essa adptação já que a tela é muito pequena as pessoas também escrevem as palavras abreviadas e ao invés de telefonarem umas para as outras elas mandam mensagens que são mais rápidas e também mais baratas. O papel da escola é o de ensinar aos alunos a gramática de forma correta para que na hora de escrever alguma coisa importante como um trabalho por exemplo eles saibam escrever de forma correta, e na hora de conversar com os amigos possam usar a linguagem informal, da internet
ResponderExcluir2) Hoje eu como todas as pessoas leem e escrevem mais por causa da internet já que tudo que a gente vá fazer é na internet. Todos ou quase todos que querem conversar entram na internet e isso faz com que a gente tenha que cada vez mais ler e escrever as coisas. A linguagem que usamos na internet é completamente diferente da que usamos em um trabalho, por exemplo, mas se eu não soubesse a norma culta da escrita seria impossível ver essa diferença por isso é importante saber a gramática, assim toda ver que eu for escrever um texto vou saber como é que se escreve.
ResponderExcluir1)A internet,teve um grande impacto no mundo de hoje,podemos entender que o desenvolvimento da internet situa-se entre duas linhas paralelas:a da inovação,criatividade e a da desigualdade e exclusão social.Mas temos que ter,uma nova adptação nesse novo mundo chamado internet.
ResponderExcluir2)Entendo que existe uma grande necessidade,não só minha mas, de toda a sociedade à se aprofundar,a entender de um forma mas completa essas novas mudanças técnicas e linguisticas desse mundo tão encantado,usando assim corretamente acentos,abreviações e etc.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirTodos os aspectos são importantes, o texto fala das várias formas de se comunicar pela internet
ResponderExcluirseja ela por meio de msn, imail, blog ou em forma de desenhos ascii. O texto ressalta ainda
a variedade de línguas usadas pelos internautas
embora usamos mensagens decodificadas para nos comunicarmos na internet, as sociedades cobram das escolas um posicionamento para que os professores proíbam o uso destas linguagem em salas de aula.
2) O modo interativo de decodificarmos os texto
ResponderExcluire as imagens é a maior influência no modo de escrever-mos um texto na internet
Neste texto o objetivo è a diferença da nossa linguagem pela que usamos na internet. Estamos acostumados a usar as palavras abreviadas de maneira clara e resumida, com a pessoa que estivermos contato. Sendo assim, devemos ver que na nossa linguagem procuramos escrever, falar de acordo com o que foi aprendido. Na educação escolar, buscamos aproveitar todos os aspectos fundamentais para sabermos aplicar a nossa gramática de forma correta, pois usamos sim as abreviacões, porém devemos tomar cuidados para não virar um costume consecutivo. Portanto, a linguagem portugesa é muito importante para tudo, até mesmo pelo conhecimento das palavras, por exemplo, siglas, códigos e outros, é sempre bom estarmos atualizados em quaisquer tipos de informações.
ResponderExcluir2) Quando se fala em influência, entendo que não devemos levar nossa escrita de forma incorreta, pois é muito importante expressar as palavras com sua ortografia atual e sem abreviações, até por questão de hábito. È sempre bom estarmos cientes de todas as informações, buscando nos aperfeiçoar na melhor forma de escrever e levar em conta que será muito reconhecido futuramente.
ResponderExcluir1.O texto citou diversos aspectos importantes:Como a linguagem na iternet influencia no nosso dia a dia, as mudanças no vocabulário;e o mais interessante é que o texto nos mostrou exemplos de abreviações e palavras que são modificada para a agilidade da conversa.
ResponderExcluirEnfim, foi um dos pontos mais importantes, mas o texto inteiro é interessante.
2.Conforme usamos a linguagem da internet, como citado no texto, criamos uma mania,um vício,ou seja, nos acostumamos a falar e escrever dessa forma: errada e cheia de abreviações.Conforme escrevemos errado e com abreviações, a nossa leitura também passa a ser modificada.
No meu vista: quanto mais falarmos na norma culta ponto de mais facilidade de agradar à todos o publicos, agradaremos porque os mesmos irão entender o que estamos falando e escrevendo.Para quem acha demorado:Faça um curso de digitação.
A linguagem na internet sem sombra de dúvida, é uma grande influência na comunicação hoje em dia provocando muitas mudanças consideradas revolucionárias. Com essa nova linguagem, com essa variedade de elementos, simbolos, desenhos, enfim, na escrita, todas parecem códigos decifráveis. Devo estar atenta a essa nova linguagem, a essa nova comunicação. Quanto a opinião do certo ou errado, aplicável ou não, há ainda uma gama de interrogações a ser debatida, discutida e criticada. Como o próprio texto expõe, é uma revolução nos modos sociais de interagir linguisticamente. O ponto mais alto penso que seja a criatividade na forma e criação do que se quer passar, seja com desenhos, com scripts, enfim, cada um com sua característica, onde no final todos entendem.
ResponderExcluirA internet influencia, no meu dia a dia principalmente através dos e,mails (não corporativos claro), onde se percebe que ao aderir a nova linguagem, não posso deixar que isto tudo venha a influenciar ou refletir no meu cotidiano, ou seja, utilizá-las nas minhas redações ou em sala de aula ou em QL...ops
A INTERNET é uma linguagem virtual caracterizada pelo uso de várias abreviações tais como chat,e-mail,dow load etc.Com isso, a leitura sem pontuação é de um grande impacto para quem está habituado com uma linguagem mais culta.Por isso, devemos ter um cuidado para que não tenhamos de cometer erros, porque a agilidade deste meio de comunicação poderá nos habituar a erros de escrita.
ResponderExcluirO texto fala sobre a novo estilo de linguagem que os internautas usam para se comunicar.
ResponderExcluirLinguagem esta, que não pode ser simplesmente ignorada ou criticada por parte de quem é adepto da norma culta da língua. As abreviações , emotions, arte acsi, são apenas versões adaptadas da antiguidade, onde as pessoas daquela época também possuiam seus signos, e linguagens diferenciadas para tornar a comunicação mais rápida e eficaz. Hieroglifos, pergaminhos, ideogramas e etc. Mas para um internauta conseguir decodificar um texto de uma conversa no msn por exemplo, é necessário que ele domine a língua padrão.
O que se deve ter em mente é que determinados tipos de linguagens, tem hora, lugar e contexto para serem utilizadas. Exs. em uma partida de futebol onde só tem homens assistindo, qual vocabulário predominará? O uso de palavrões, com certeza. Em uma conversa entre amigos? Gírias. E no trabalho? Em uma reunião de negócio? Em um jantar com a família?
Enfim , são diversos lugares, contextos e cada um deles têm o seu vocabulário próprio a ser utilizado.
Devemos saber que a linguagem da internet existe, mas que só deve ser utilizada quando estivermos dentro de um contexto adequado a essa realidade.
O papel dos educadores é deixar bem claro aos alunos essa diferença, e os pais precisam interagir com este mundo, para ter mais acesso ao que seus filhos leem ou escrevem na internet.
A iternet não influencia na maneira como escrevo, pois não costumo ficar em msn ou orkut o tempo todo, e quando fico, procuro escrever adequadamente.
ResponderExcluirMesmo porque não conheço muito bem este tipo de linguagem.Mas como o próprio texto fala, eu tenho um certo domínio, não pleno mas, suficiente para decodificar este signos se precisar.
Afinal, tenho uma menina que já esta ficando adolescente e preciso estar atenta.
A internet veio,em geral,mudando as nossas formas de se expressar, tanto na escrita quanto na lingua falada.
ResponderExcluirTendo isso como uma forte influência no vocabulário Brasileiro, os dicionários estão se adaptando com palavras utilizadas pelos internautas, na maioria das vezes de origem inglesa como: e-mail, chat, hacker, homepage e download; Para que a sociedade de forma geral tenha como conhecer cada uma delas.
Agindo não somente no "mundo virtual", essas abreviações estão entrando nas telinhas dos celulares, sendo regidas pelas mesmas regras que imperam na comunicação da Internet.Fazendo com que seja aproveitado o maximo de caracteres possíveis.
Para alguns, essa nova forma se torna um insulto a Lingua Portuguesa, mas observamos que isto não pode ser ignorado, pois com o passar do tempo e a tecnologia avançada, todos tendem a estar integrados nas mais diferentes formas da escrita, de forma que identifiquem as correlações entre a norma e o uso da língua.
A internet esta em contato diariamente nos meus dias, apesar de observar as diferentes formas de escrita isto não me influência muito, pois tenho procurado variadas formas de leitura para não perder o conhecimento da Língua Portuguesa e ao mesmo tempo não perder as novidades que estão ocorrendo virtualmente.
ResponderExcluirA comunicaão na internet é um fundamento textual ótimo, é a variação da línguaportuguesa no âmbito virtual, mais tem que se ter receio da sociedade, pois não se sabe o quanto a muddança no meio virtual pode prejudicar o apredizado da norma padrão.
ResponderExcluirResumo: Tempos de Mudança!
ResponderExcluirNesses tempos modernos e de avanços tecnológicos,a internet trouxe revoluções no modo social de interagir linguisticamente.Seu evento textual é fundamentado na escrita.O vocabulário usado pelos internautas na comunicação virtual,nas salas de bate-papo e o ICQ,são repletos de abreviações,girias e emoticons.Não respeitando as normas ortográficas;os textos são simplificados e curtos,afim de se ganhar tempo e espaço,e não se tornarem cansativos.A escrita refere-se a fonética das palavras e não à ortografia da norma padrão.O internauta decodifica e remete as mensagens,dominando a norma padrão de sua própria língua.Ainda que,dependa-se de fatores de relacionamentos ou interesses,os e-mails podem digitados com os modelos formais ou informais.Uma vez que os e-mails e os blogs são mais demorados, os chats e o messenger são mais acessados,por serem mais rápidos,econômicos e ageis na comunicação.Em tempos de mudanças,o internauta deve se adaptar e não perder tempo,alavancando com grande velocidade para o futuro.
2)A Influência da Internet:
ResponderExcluirNo processo de mutação o mundo está se transformando,a humanidade buscando novos horizontes,novas tecnologias;a era virtual abriu um leque de variedades,onde a capacidade de aprendizado é enorme,e podemos interagir quase que instantâneamente com o mundo todo, adquirindo conhecimento,leitura,aprendizado,cultura,sociabilidade maior.È nosso dever identificar e respeitar as diferentes variedades sócio-estilísticas nos adaptando as particularidades linguísticas,para entendermos e utilizar-mos essa nova modalidade de comunicação.Estamos caminhando para um futuro próximo onde tudo será virtual.Creio que a internet com suas transformações nos ajuda nas elaborações de textos e trabalhos,e nos mantem muito mais informados e integrados com os acontecimentos mundiais diários.Apesar da internet ter sua linguagem própria,em nada prejudica minha leitura,e escrita da língua portuguesa, pois apenas pesquiso e depois elaboro meus trabalhos, sem me deixar envolver por vícios de gírias ou meias palavras.
Certa noite assisti a uma reportagem sobre a (má) influência da linguagem que os jovens da geração "Internet Banda Larga" estão utilizando nas suas redações dos ensinos fundamental e médio e nos vestibulares. Estão criando vícios lingüísticos que são usados nos MSNs e Orkuts da vida, cujos criadores não têm a menor parcela de culpa na estória. Quem os usa, não se policia, nem é policiado, na verdade influencia e é influenciado. Inclusive sinto, num horizonte próximo, um novo tópico na matéria de Língua Portuguesa: linguagem para Internet; não use nas redações. Ou use apenas no Orkut.
ResponderExcluirEsse, caro amigo, é o impacto da necessidade do ganho de espaço e de tempo que surge atualmente. Se no celular do seu filho adolescente tem espaço apenas para digitar cem caracteres num torpedo, a tendência é escrever a palavra "você" apenas com duas letras: "vc". O problema é que a extrema necessidade deste ganho de tempo e espaço agride nossa língua, e podemos ver, com a maior naturalidade, o jovem brasileiro escrever Br@sil. A letra "a" virou "@rrob@", por uma simples questão de modismo. A letra "a" morreu, e não avisaram ninguém onde e quando foi o enterro!!!
Neologismo como "deletar" agora "deletam" o termo extinguir. Não gostaria jamais de ver um jovem brasileiro escrever uma carta à mão e perguntar para quem quer que esteja perto, onde está a tecla "Del" para mudar de parágrafo para a outra linha.
Privar um jovem de acessar a Internet é o pior castigo que ele pode sofrer hoje em dia. Na minha infância cansei de ficar privado de assistir TV ou de sair para jogar bola com os colegas por alguma peraltice que eu fizera. Mas prive seus filhos de conversarem com os colegas pelo MSN Messenger, que não haverá castigo pior, pode ter toda a certeza. É um pouco menos pior do que privá-los de respirar.
A internet é um sistema rápido de comunicação, por isso existem as siglas ao invés de letras,e palavras pela metade para facilitar e agilizar a conversa. Temos que nos adaptar com esta” nova escrita” , mas vamos deixar bem claro, que para certas e muitas ocasiões é necessário e indispensável a norma culta.
ResponderExcluirO aspecto importante no texto é a internet que o ambientes de comunicação virtual são caracterizados pelo uso de uma nova variedade da língua portuguesa, vista com receio pela sociedade, pois ainda não se sabe o quanto o uso da variedade dos ambientes virtuais pode influenciar no ensino/aprendizagem da norma padrão. O artigo analisa a língua portuguesa usada na Internet e a sua relação com o ensino da variedade padrão.
ResponderExcluirA influência da internet na lingua portuguesa e que hoje tão característicos das interações virtuais, com versões animadas e sonoras, também não são inovações da Internet. Voltando às salas de aula do período anterior à Internet, A regra era simples: substituir, nas palavras, as vogais por 'ai', 'enter', 'imis', 'ober', e 'uft', pronunciando ainda o nome da consoante quando não desse leitura corrente.
ResponderExcluirCom o surgimento da internet, a forma como se comunicar se tornou bem mais prático e rápida, pois ela veio para aproximar as pessoas que estamos longe, como nossos familiares. Porém, as pessoas criaram hábitos de abreviar as palavras, o que acaba por ocorrer um vicío de linguagem, e por fim atrapalhar na forma correta de escrever, ou seja, na forma culta. Isso pode vir a prejudicar pessoas que não sabe diferenciar, a forma como escrever virtualmente e forma correta de falar e escrever no dia-a-dia.
ResponderExcluirBom, para mim a internet ajudou me muito na forma correta de escrever, como digito muito fazendo trabalhos acadêmicos necessito utilizar a forma correta de escrever , e não as abreviações que usava na sala de bate papo, isso acabou me dando hábitos de escrever corretamente, até usar acento com mais frequência na minhas conversas digitadas no bate papo.
ResponderExcluir1)A internet tem provocado mudanças no vocabulário utilizado nas conversas, inclusive com termos de origem inglesa. Estas mudanças têm sido temas de discussão e preocupação entre as escolas e pais de jovens. Até que ponto, o uso dos ambientes virtuais podem influenciar na aprendizagem destes jovens? Em pleno século XXI, onde pessoas cada vez mais jovens, inclusive crianças, têm acesso à internet, como conciliar a modernidade e os avanços da tecnologia com o ensino da norma culta da Língua?
ResponderExcluir2) É preciso saber distinguir as duas maneiras de expressão escrita. Na verdade, eu tenho até uma certa dificuldade de usar o vocabulário usado na internet. Tenho a sensação de estar escrevendo de foma errada. Mas em determinados momentos, é inevitável o uso de gírias, abreviações etc. Mas é preciso saber separar as coisas e acho que tenho conseguido.
1)Todos os pontos deste texto são muito interessantes, pois fala da linguagem que é usada na Internet.As pessoas que se comunicam através do MSN usam uma linguagem com abreviações, o texto nos mostra alguns exemplos.A preocupação em ter uma digitação rápida faz com que as pessoas atropelem pontos e letras, mas devemos tomar cuidado para que essa linguagem não interfira no que escrevemos ou falamos em nosso dia-a-dia.
ResponderExcluir2)A Internet não influencia o modo que escrevo, pois não sou ligada nessa forma de linguagem, mas com as mudanças, todos temos que nos adaptar com essa nova forma de escrever principalmente quem trabalha com jovens e adolescentes.
Apesar da internet ser um meio de informação acessível as notícias mundiais,esta nos traz maléfios quanto a escrita,pois suprimem-se letras,sinais de pontuação,símbolos,de modo a delimitar o entendimento de acordo com a norma culta padrão.Em virtude disso,as pessoas adequam-se aos Msns,orkuts e até e-mail,prejudicando a intelocução em função da língua portuguesa.Quanto mais os indivíduos se acostumarem aos vícios de linguagens,mais estarão sujeitos a cometer erros na escrita e na própria fala.
ResponderExcluirNa realidade a internet me influencia ao passo de adquirir informações sobre algumas dúvidas de matérias relacionadas a faculdade,e até mesmo sobre meu dia-a-dia,porém não sou adepta a argumentar oralmenté ou diante da escrita aos métodos reducionais que denigrem o meu vocabulário.Métodos esses,que encontram-se no mundo digital das palavras suprimidas.
ResponderExcluirA internet tem como alavancar meus conhecimentos com enfase em português posso compreender melhor as palavras que não fazem parte das palavras que usamos cotidianamentes e conhecer melhor sobre o que estou falando por isso necessito de um bom entendimento.
ResponderExcluirO texto fala basicamente da mudança da lingua, o desenvolvimento e a forma que todos teem de conhecer.
O texto relata a forma de linguagem usada na internet.
ResponderExcluirPara que possamos escrever corretamente precisamos saber colocar as normas da Língua Portuguesa.
Na internet devemos também ter muito cuidado devidoao vício de palavras que são abreviadas como no orkut e no msn, pois as palvras são escritas de forma incorreta.
2)Influi positivamente, no fato da comunicação ser simplificada, encurtando certas palavras em siglas ou desenhos, ou uma frase em uma letra, no geral agilidade. Em contra partida, essas “facilidades” passando a fazer parte do cotidiano do indivíduo, o carrega e passa a utilizá-lo sem mesmo o perceber o tal erro, o prejudicando em varias fases da sua vida empregando em: concursos, empregos, convívios sociais etc.
ResponderExcluir