Para se dar bem profissionalmente um dos requisitos imprescindíveis (pelo menos eu considero, mas, infelizmente algumas empresas não se preocupam muito com isso) é falar bem. Mais importante ainda, falar de forma correta.Algumas pessoas têm o hábito de copiar expressões de políticos ou celebridades sem ter a menor noção de que são verdadeiros absurdos que desrespeitam nosso idioma. Portanto, se você é uma celebridade, cuidado na hora de falar para não dar mau exemplo.Procure evitar o famoso gerúndio, um vício de centrais de tele atendimento. Exemplos:“Eu vou estar verificando a informação”.O correto é: “Eu vou verificar a informação”.Já ouvi pessoas, pasmem, de nível universitário dizer de forma insistente frases como: “Tem muito trabalho para mim fazer”. Quando o correto é: “... para eu fazer”.Sempre que a frase for concluída com um verbo usa-se a primeira pessoa do singular, quando não, usa-se o “mim”. Exemplo: “Tem muito trabalho para mim”.Ou se a palavra que conclui a frase não for um verbo pode-se dizer: “Há um conflito entre mim e a empresa”.Algumas pessoas ainda confundem o uso das palavras mais e mas.MAIS significa soma, adição. Exemplo: “Por favor, pegue o relatório de hoje mais duas cópias e entregue ao diretor”.MAS é sinônimo de porém, entretanto. Exemplo: “Não posso ir ao trabalho hoje, mas, mandarei um substituto”.Certas formas de falar possuem conotação pejorativa. Exemplo: “Neste estabelecimento aceitamos qualquer cartão de crédito”.Neste caso a palavra “qualquer” causa a impressão de depreciação do referido cartão de crédito, como se o de um determinado cliente fosse melhor do que o de outro. Parece bobagem, mas algumas pessoas se ofendem com isso.O melhor seria dizer algo como: “Aceitamos todos os cartões de crédito”. Desta forma a frase muda de sentido, dá uma impressão de status.Expressões repetitivas como: tá, tipo assim, aí né, ok também causam má impressão e tiram a objetividade da locução.Evite também o pleonasmo. Expressões do tipo: subir para cima, entrar para dentro, etc.Gírias também não causam boa impressão no ambiente de trabalho, principalmente se for uma entrevista para decidir se você será admitido ou não.Para falar bem e de forma correta procure ler bastante, ouvir bastante (com cuidado, pois, como foi dito acima, não significa que a frase esteja correta pelo fato de a pessoa ser importante) e se tiver dúvidas sobre determinadas palavras, não se acanhe de consultar um dicionário ou livros de ortografia e gramática.Não fique se preocupando em ser eloqüente sem saber o que está falando, o mais importante é falar o português correto.PS: Se eu escrevi algo errado, por favor, me corrijam.
Você pode acessar o artigo original no seguinte link: http://www.voxtopia.net/2008/03/falar-bem-falar-corretamente.html
Reflita sobre o assunto.
TEMPO CONCEDIDO: 1 hora
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirCom a correria do dia-a-dia, realmente fica difícil manter a norma culta da linguagem, mas as "más conversações conrropem os bons custumes", ou seja, quanto mais você fala incorretamente mais difícil ficará para falar certo quando for preciso de verdade.(Convençõs, perante um juiz,enfim...)
ResponderExcluirRealmente as pessoas usam a Língua Portuguesa de forma errada ou porque não tiveram acesso à educação ou por hábito e na hora que precisam falar corretamente acabam não sabendo e com isso muitas vezes perdem a oportunidade de conseguir um bom emprego porque as empresas não vão querer como seus funcionários pessoas que não saibam falar corretamente o seu idioma.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirConcordando com o que a Juliana disse muitas oportunidades de empreso são perdidas pela falta de conhecimento e atenção das pessoas.
ResponderExcluirCom o passar dos anos e o avanço da tecnologia se torma mais complexo encontrar jovens e até mesmo adultos que saibam se expressar de forma correta, sendo influenciados pelo mundo tecnologico cheio de abreviações, gírias e vícios linguísticos.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA língua portuguesa tornou-se o bicho-papão das disciplinas ensinadas nas escolas, de forma que criou-se um verdadeiro temor ao se aprender o português. Consegue-se aprender mais rápido e com mais facilidade outras línguas, mas aprender o nosso português realmente parece que ficou uma tarefa extremamente difícil. Esta má impressão em relação ao grau de dificuldade da nossa língua deveria ser trabalhado pelas instituíções de ensino de maneira mais ampla e eficaz, com novos projetos pedagógicos no sentido de tornar o aprendizado mais leve e mais compreensível. Precisamos de uma reforma geral na maneira de ensinar português, esquecendo um pouco os outros idiomas e dando mais ênfase a nossa "cultura portuguesa". O exemplo do que estou falando é que em colégios particulares, as crianças têm aulas de idiomas desde o pré-escolar, mas será que estamos ensinando o nosso idioma corretamente? Pense nisso!
ResponderExcluirNa nossa linguagem é muito importante procurarmos informações que nos ensinam a falar de maneira clara e objetiva, pois a certos costumes que nos fazem cometer erros no nosso cotidiano e podem vim a nos prejudicar. Contudo buscamos entender que o Português é fundamental para desenvolvermos qualquer tipo de atividade.
ResponderExcluirHá uma grande demanda de pessoas não instruídas linguisticamente,estas, se adequam a linguagens estilísticas distintas,de maneira a gerenciar pronúncias ou grafias alheias,pois preferem o "ser" um indivíduo com palavras graduadas e sem coerência informativa,do que o "saber"discernir e transpor opiniões com base em uma tese.Contrapondo-se ao nacional,os estrangeirismos encontram-se cada vez mais presentes na língua portuguesa,sendo um dos motivos da má adaptação grafológica ao se redigir um texto ou comunicar-se profissionalmente,o que reforça a atuação dos "barbarismos"na sintaxe-semântica das palavras.Para falar bem é fundamental não ser um cidadão que pensa que sabe,mas aquele que sabe o que pensa,um cidadão que não comete os habituais vícios de linguagens que delimitam o certo,isto,afim de aprimorar o decadente em uma sociedade mais inteligente.
ResponderExcluirDevemos está atentas,na pronuncia correta de nossa linguagem.Não só nas entrevistas,de empregos ou coisas do tipo,devemos nos preocupar também no nosso dia a dia.
ResponderExcluirPorque,temos consciência de que falar o português corretamente e um tarefa dificil,mas não impossível.
Para evitar esses erros é necessário praticar e dominar a língua e a escrita. Infelizmente nem todos tem acesso a uma boa formação escolar, onde se torna difícil a prática.
ResponderExcluirIsso ocorre muito porque as nossas escolas hoje, não dão muita importância a língua portuguesa. Por isso é necessário lermos mais e nos mantermos informados para nos expressarmos de forma correta e clara.
Com o avanço da tecnologia cada vez mais vem sendo difícil encontrarmos pessoas que saibam se expressar corretamente, principalmente no meio dos adolescentes.E maneira de tentarmos corrigir isso é nos habituarmos a ler e nos manter bem informados para podermos nos expressar de forma clara e correta.
ResponderExcluirRealmente, temos que aprender a avaliar nossa linguagem, pois assim, verificamos se estamos realmente falando certo e em certas situações, como entrevista de emprego por exemplo, é imprescindível uma linguagem adequada. Temos também o habito de expressarmos, muitas vezes, sem observar se estamos falando o que realmente queríamos falar.
ResponderExcluirA nossa língua é muito difícil. A língua portuguesa está entre as mais difíceis de ser aprendida devido a enorme carga de normas gramaticais. Mas, com a pratica da leitura e perseverança, podemos aos poucos conferir nossos próprios erros e concertá-los.
E com essa determinação, passaremos a falar corretamente a norma culta do nosso português.
Realmente hoje ter domínio na forma culta de se falar está se abreviando cada vez mais, pelo simples fato de acharmos que o que falamos e o que escrevemos. Falar corretamente principalmente no mercado de trabalho de hoje que cada vez mais está exigente, e um fator primordial para obter sucesso e destaque na carreira.
ResponderExcluirRealmente falar corretamente é muito importante e ainda tem diversas qualidades.A pessoa que fala corretamente fica até mais¨bonita¨ e passa uma aparÊncia boa para outras pessoas.
ResponderExcluirNo nosso dia-a-dia nos acostumamos a falar certos tipos de palavras sem nos preocupar com regras linguísticas.
ResponderExcluirÉ importante que venhamos a nos preocupar em deixar certos costumes de lado,e visar em buscar informações que irá enriquecer nossa linguagem.
É preciso nos dedicarmos mais a leituras diárias,para ampliar nosso vocabulário,e com isso nos expressarmos melhor.
Com o avanço da tecnologia e a era da internet nos últimos tempos a norma culta da Língua Portuguesa, vem sendo tratada de modo banal por causa das gírias e abreviações que são usadas a fim de se ganhar tempo nos diálogos.Assim temos visto um número grande de jovens que estão se formando sem o devido conhecimento da linguagem correta e suas expressões.
ResponderExcluirPorém o mercado de trabalho está em busca de pessoas conscientes,responsáveis,compromissadas com o crescimento das empresas e instituições,assim vemos,empresas sérias e conceituadas à procura de pessoas cultas e de bom nível educacional e social para compor seus quadros de funcionários e investem no aprimoramento de cada um de igual modo.
Afinal saber falar corretamente é uma demonstração de inteligência e do esforço de cada um.
Através de boa dicção,respeito,forma de conversação,podemos buscar o conhecimento a fim de conquistarmos lugares de melhor destaque na sociedade.Pois não é o ambiente em que vivemos que nos transforma, e sim nós que transformamos os ambientes.
Todos nós estamos sendo injustos com a Língua Portuguesa, aceitando, a começar com o que se ensina nas escolas. Ninguém se importa com os vícios e absurdos do dia a dia, não existem normas da gramática, simplesmente atropelaram. É lógico que a nossa gramática é riquissima e na verdade não a conhecemos no todo, mas apesar de tudo, ainda conseguimos sobreviver. Mas, cá entre nós, nada melhor do que participar de uma boa conversa, ouvindo ou fazendo comentários com uma fala impecável, é satisfatório. Com conhecimento e cultura, é assim que conquistamos e transformamos toda uma vida sem correr riscos de cair numa total ignorância.
ResponderExcluirÉ difícil manter a forma culta da Língua Portuguesa. Muitas vezes, mesmo tendo acesso a linguagem culta, com a interação do meio em que vive, algumas pessoas cometem erros de concordância ou algum tempo verbal. Acho também que os meios de comunicação deveriam se preocupar com a mensagem a ser dada, pois muitas crianças e jovens se identificam com o que está sendo divulgado.
ResponderExcluirPenso que, independentemente da vida corrida que levamos, devemos incluir mais a leitura no nosso dia a dia. A leitura nos ajuda a manter um conhecimento amplo de nossa língua. E falar bem, não só é um requisito imprescindível do mercado de trabalho, mas também essencial para o convívio entre pessoas, seja em qual meio for.
ResponderExcluirÉ importante que no ambiente de trabalho e no dia-a-dia.Precisamos nos relacionarmos uns com os outros de forma clara e correta, para que isso não influêncie em nosso vocabulário,e não faça com que possamos perder oportunidades de emprego.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOs erros cometidos na Língua Portuguesa se dão tanto por falta de leitura (estudo), como por vícios que são acarretados no dia a dia. Vícios esses, que ocorrem por se conversar com alguém, seja pessoalmente e, principalmente em chats, onde tudo se abrevia, assassinando o Português.
ResponderExcluirTambém é comum, como relatado no texto, pessoas repetirem erros grosseiros só porque viram alguma celebridade falar, e por acharem legal passam a falar também.
Corrigir todos esses erros de uma hora para outra é impossível. O que se pode fazer, é dar mais ênfase para ó Português, desde o ensino básico até um curso superior, pois assim, não teremos tantas pessoas com cargos importantes matando a nossa língua.
A Língua Portuguesa é um dos requesitos imprescindíveis para a comunicação, como a forma de falar e escrever. É o meio da boa impressão do ambiente de trabalho.
ResponderExcluirA Língua Portuguesa da escola tem mais regras, mais modelos fixos que é de grande avanço para o nosso aprendizado, é uma forma mais disciplinada da vida.
Algumas pessoas na fala são bons, outros na escrita. Alguns ficam nervosos principalmente se for em uma entrevista de trabalho e acabam falando gírias, errado, etc. Falar bem é uma grande porta que se abre em sua vida, mas para falar bem é necessário ter conhecimento, ler livros, ser comunicativo e também ter vontade de aprender. Pois não adianta nada fazer isso tudo e não ter esforço próprio.
ResponderExcluirAs vezes,cometemos erros de português muitas vezes por estarmos na correria do cotidiano.Mas na maioria são pessoas que não tem a prática da leitura, as escolas de hoje em dia deveriam estar pondo as crianças para ler.
ResponderExcluirPor diversas vezes as pessoas cometem erros de português, pois não só por estarem perdendo boas oportunidades de empregos, ou por estarem nervosas, ou por não saberem se expressar corretamente, ou na correria do cotidiano, todos nós deveríamos ler mais , dar ênfase nos livros didáticos e enriquecer o vocabulário, pois assim teremos mais qualidades em nossa linguagem e expressão!
ResponderExcluirFalar bem é imprescindível ao profissional de qualquer área, haja vista que esse fato é o cartão de apresentação do mesmo. Na maioria das vezes, não somos julgados apenas pelo que vestimos, mas, principalmente, pela maneira que falamos. Por conseguinte, para o educador, falar e escrever um bom Português é questão de comprometimento e profissionalismo.
ResponderExcluirFalar bem é fundamental para a vida, pois a comunicação cria novas oportunidades em nossa vida pessoal e profissional. Em nossa vida de educador é fundamental falar bem para que o educando tenha uma boa compreensão.
ResponderExcluirNós temos vários tipos de pessoas que lidamos nos nossos dias, falamos com cada um do modo que podemos claro devemos ser o mais próximos possíveis da norma culta mas falar na norma culta com amigo fica estranho, porém com um chefe uma gíria não "cai" bem.
ResponderExcluirO falar bem, nem sempre é sinônimo de inteligência ou grau de instrução em excelência, mas, sim um enorme entendimento do que está sendo dito, de modo claro, firme, e altamente correto pela gramática e profissionais da fala. Por isso, saber dialogar, é uma ferramenta de muito valor ao indivíduo, pois lhe garante, pontos favoráveis a um grande cargo,sendo de grande valia em sua carreira promissora.
ResponderExcluir